Conteúdo do impresso Edição 1288

SAÚDE

Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió solicita doações no Outubro Rosa

Material coletado atende pacientes internos e externos que necessitam de hemocomponentes
Por Redação 19/10/2024 - 05:00

ACESSIBILIDADE

© Myke Sena/MS
Paciente durante doação de sangue
Paciente durante doação de sangue

Dentro das ações do Outubro Rosa, o Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió iniciou uma campanha para reforçar o estoque que garante o atendimento dos pacientes internos e externos (ambulatoriais) do hospital que necessitam de hemocomponentes. O objetivo é sensibilizar os acompanhantes dos pacientes em tratamento no hospital a realizar uma doação na próxima quarta-feira (23).

“Além de divulgação virtual, vamos visitar as recepções da Oncologia e da Radioterapia para falar sobre a importância do ato de doar. Estamos no Outubro Rosa e ações como essa ajudam pacientes oncológicos que precisam do material para seus tratamentos”, disse a assistente social do Banco de Sangue, Vanessa Fireman.

A coleta de apenas uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. O processo, após cadastro/identificação, triagem e avaliação clínica, leva, em média, 15 minutos. O volume de sangue retirado depende de cálculo baseado no peso e altura corporal e não faz falta ao organismo. Após a doação, o doador recebe um lanche.

“Para manter um estoque seguro, precisamos da doação de todos os tipos sanguíneos, especialmente os negativos O e A”, destacou Vanessa.

No Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 16h. O estacionamento é gratuito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 2123-6240.


Encontrou algum erro? Entre em contato